Android/Java - Google Play

Meus Aplicativos Android/Java no Google Play

Atualmente tenho 4 programas publicados no Google Play, são praticamente alguns testes conceituais que transformei em aplicativo gratuito para qualquer um baixar, clique no logo do Google Play ao lado ou aqui para ver meus todos aplicativos.

Fiz meus primeiro programa de teste Android a cerca de 3 anos, mas não me encantei com a IDE Eclipse e o ADT afinal eu estava muito acostumado como Visual Studio, e o Java parece uma versão beta do C#, afinal sempre digo que a Microsoft fez o C#  inspirado em tudo que o Java não conseguia fazer direito, e também em 2011 eu estava encerrando minha empresa e começando a trabalhar CLT em .Net.

O interessante nesta época foi começar usando um HTC TyTNII, que era Windows Mobile, fazendo ele dar um boot para Android 2! Era muito lento! Mas depois comprei um Galaxy S1, e fui evoluindo...

Fiquei algum tempo sem programar em Java/Android, afinal não tinha nenhum projeto em mente já que eu trabalho e regime CLT e na empresa eu só programava em C#.Net, e ninguém interessado em financiar-me, afinal para que aprender se não vou ganhar dinheiro com isso?

Este ano surgiu um primeiro cliente que "patrocinou" meu aprendizado, afinal com mais de 20 anos de experiencia em programação aprender algo novo é fácil, o dificil é conciliar tempo entre o trabalho em horário comercial e o serviço extra, mas tem valido pena, e para cada requisitos do projeto eu fiz um projeto piloto para aprender:

Sensor de Nível - Dez/2013

Este foi o meu primeiro "hello world" que publiquei no Google Play, é apenas um sensor de nível onde aprendi a ler os sensores do Android e desenhar
Aprendi a publicar, e gerenciar os aplicativos no "Play Developer Console"

Endereço por CEP - Maio/2014

Não gostei muito do Java, e percebi que criar muita coisa no Android é bem complexo, precisa de muita organização e disciplina, então tentei fugir para o .Net, consumindo um WebServices em .Net que eu já tinha pronto que retorna o endereço pelo CEP informado.
Aprendi a referenciar um .JAR (uma biblioteca externa) e começar a entender como fazer um projeto maior

Correndo com o GPS - Junho/2014

Fiz especialmente para minha esposa, que pratica caminhada e corrida, pois a maioria dos softwares bons deste tipo são pagos.
Aprendi a ler o GPS, criar serviço no Android, e que a terrá é uma elipsoide !!! e tem uma matemática muito linda por trás de tudo isso!
Infelizmente ainda não consegui terminar este programa pois apareceu um trabalho pago, com prazo mas em breve vou finalizar

Cante uma Nova Canção - Junho/2014

Apos ter sido contratado, eu tinha que aprimorar meus conhecimentos e comecei a fazer vários outros mini-projetos de testes para aprender mais sobre Android, sobre o ciclo de vida de uma aplicação, sobre a área de configurações, os direitos de segurança, persistência de dados, I/O, sqlite, recursos, compatibilidade entre dispositivos e versões do Android, adaptação de design e layout de acordo com o tipo de tela, para poder entregar algo estável e funcional, e dai nasceu meio por acidente a ideia de fazer um aplicativo para ter todas as canções da igreja que faço parte.
Mas como o foco primeiro é o cliente, apos ter aprendido muito, agora é entregar o projeto em Julho e depois retomar tudo que deixei parado

Próximos Projetos

Trabalho na ControliD que desenvolve Hardware de Controle de Acesso e Relógio de Ponto, e estes tem suas API abertas que tenho um bom conhecimento, então em breve quero disponibilizar aplicativos que trabalham com estes equipamentos e coloca-los como ferramentas úteis Gratuitas e Pagas para qualquer um baixar.

Já iniciei alguns destes projetos, mas já como quero fazer algo legal e bonito ainda não vou publicar nada.

Também aprendi a criar publicar versões beta no Google Play vinculado a um grupo de beta-testers para poder publicar testes apenas para conhecidos e assim só depois que estiver bem testado o aplicativo poder publicar publicamente.