A Web 2.0 chegou para combinar muitas tecnologias

08/09/2007 - Texto, HTML, CSS, DOM, DHTML, XML, XHTML, Ájax, Feeds RSS, SiteMaps, WebServices, e outras tecnologias já existem a algum tempo, mas só agora estão todas reunidas em WebSites Modernos como o ?Produto Certo?

No inicio era o "Texto" das BBS, a "NetScape" viu que isso era bom e o melhorou criando o HTML
 O HTML - "Hyper Text Markup Language" é uma espécie de "Texto Marcado" que funciona quase como uma linguagem que mistura os comandos e as informações em um único arquivo, mas como ?
 Simples, com o uso de delimitadores ("<" e ">") e tags (palavras de controle) é possível em um único texto misturar conteúdo informativo, com imagem, formatação de texto, objetos de animação, e muito mais, por exemplo:

Este é um texto <b>HTML</b> com uma <font size=4 face=Arial color=blue>informação</font>

Note que a palavra acima "HTML" está entre os delimitadores e tags "<b>" e "</b>" isso significa que o HTML será escrito em negrito e que a palavra ?informações? que está entre as tags "<font ... >" e "</font>" será escrito em Azul com  fonte Arial tamanho 4.
Inicialmente podemos formatar qualquer texto, com outros textos em forma de tags, mas também existem tags especiais para inserir imagens vinda de algum arquivo externo ao texto, tags para execução de programas multimídia como MediaPlayer, QuickTime, Flash, tags para criação de scripts de programas em outras linguagens como JavaScript ou Basic.
O surgimento do HTML e de Navegadores que processavam as tags permitiu novos horizontes para a internet, as tags cada vez mais forneciam novos comandos, foram criadas inicialmente programas CGI para gerar HTML no servidor, depois vieram linguagens como ASP e PHP que ainda são a maioria hoje, mas já estão ultrapassadas.
Surgiu a necessidade de padronização fácil de estilo, por exemplo, um documento que configurasse que toda fonte escrita em tabelas deveria ser Arial e todo o texto de link deveria ser em vermelho, e com esse objetivo que surgiu CSS, para padronizar e limpar um pouco o HTML deixando configurações de cor, fonte e tamanho em um arquivo externo.
Alguns navegadores começaram a transformar o documento HTML e suas propriedades de estilo em um grupo de objetos hierárquico chamado de DOM ?Documment Object Model? e com isso scripts nos navegadores conseguiam gerar HTML Dinâmico no cliente e não no servidor, dando assim um tempo de resposta rápido, permitindo algumas animações e efeitos, e essa técnica de manipular o HTML por scripts ficou conhecida como DHTML.
Mas controlar apenas o Objetos do documento HTML não era o suficiente, era necessário trocar informações com o servidor do site, e isso começou a ser feito também com textos simples, e depois com XML "Extensive Makup Language", onde as tags agora seriam usadas para expressar estruturas de dados em meio aos textos com os conteúdos a serem enviados, mas isso foi pouco usado por muitos anos, pois houve uma grande batalha entre os navegadores, gerando muita incompatibilidade entre sites que usavam DOM, DHTML e XML.
Em fim o surge o XHTML, para padronizar tudo, e impor regrar rigorosas ao HTML e CSS, e ao mesmo tempo os scripts e o navegadores padronizaram o DOM viabilizando a volta do DHTML e XML mais com o nome de AJAX "Assincrone Java Access XML".
Os dispositivos móveis atuais como celulares, smartphones, PDA, Notebooks, e os navegadores atuais, todos já suportam XHTML há alguns anos, mas pouco sites ainda usam toda essa tecnologia, e a estes poucos recebem a designação de Web 2.0
Fazer um WebSite com todas estas tecnologias, é necessário muito conhecimento que não se adquire em um curso ou faculdade, e sim com muitos anos em desenvolvimento de sites, por isso temos orgulho do "Produto Certo 2" ser um gerador de Web 2.0