Comparativo de Softwares Google vs Microsoft

17/08/2011 -

Este é um breve comparativo entre os produtos do Google e os da Microsoft.
Há inúmeros outros produtos que não são destes dois gigantes, mas vou citar somente os mais famosos que eu conheço.

Google Microsoft Outros
Buscador Google Bing Yahoo
Serviços  Nuvem
Cloud  Computing
GAE
Storage
Azure
SQL Azure
Amazon
Nirvanix
Muitos outros
Sistema Operacional
Usuário Final
Crome OS
versão 1
Windows
versão 7
MAC
Linix
Mobile Android Windows Mobile Sybian
IPhone
Game - XBox Nitendo
Sistema Operacional
Para Servidores
- Windows Server
versão 2008 R2
Linux
OS2
Softwares para Servidores - Todos
(Exchange, AD, firewall, SQL…)
Inúmeros
Anti-virus - Sim Panda
AVG
outros
Virtualização - Hyper-V VMWare
Framework - .Net Java
WebMail Gmail Hotmail Yahoo
Uol
Terra
Painels e ferramentas online inumeros paineis no google account alguns via Windows Live inúmeros
Redes sociais YouTube
Orkut
Live Twitter
Facebook
MySpace

Esta tabelinha acima é apenas algumas coisas para comprar os produtos das duas empresas acesse os liks abaixo no wikipedia

É nítido ver o quanto a Microsoft tem mais aplicativos do que o Goolge, mas por ser uma empresa muito grande é lenta para iniciar e desenvolver melhorias em seus produtos, mas quando lança já traz integrado com todas as suas outras ferramentas, o que é sempre um grande diferencial, mas recentemente a interoperabilidade proprietária dos seus aplicativos tem sido uma barreira .

Já o Google para crescer mais rápido procura optar pelo software livre (open source)  e aproveitar todo o desenvolvimento já pronto desenvolvido pelas comunidades, e assim é mais fácil se integrar com diversos outros softwares do mesmo tipo, e também está sempre comprando empresas agregando os softwares deles ao seus produtos, como foi o caso do youtube e orkut, e com certeza se pudessem comprar o Java  e a VMWare comprariam.

Ambas evitam ao máximo usar tecnologias uma das outras, mas precisam manter certa compatibilidade baseada em padrões internacionais homologados, para que o usuário final possa aproveitar bem os dois mundos.

A pirataria é algo que atrapalha bastante a Microsoft pois ela vende software e isso gera um prejuízo encarecendo o produto, mas cada pessoa tem seus dados privados em seus computadores e servidores.

A centralização dos dados na nuvem do Goolge é o que garante que ninguém pode roubar nada do Google, pois tudo é serviço, e tudo fica hospedado lá de forma centralizada proprietária, mas privada.