Como tudo começou

Meu primeiro vídeo-game foi um Atari 2600!
Era muito legal jogar River-Ride, enduro, Pitfal, e outros...

Um vídeo-game naquela época era o que havia de mais próximo ao computador, assim costumo dizer que se hoje eu sou um Programador, é por causa dos vídeo-games, que estimulam o raciocínio logico, reflexos, e habilidades mecânicas manuais abstratas onde podemos controlar o mundo virtual.

A muito custo, depois tive um Mega Drive
Melhorou muito os gráficos, jogar Sonic era o mais incrível, velocidade total!
Super Shinob, Kid-Chamelon, e alguns jogos 3D e simuladores eram básicos, mas bem emocionantes.

Hoje tenho todos esses antigos jogos em um emulador, que uso em um Raspberry PI.

Mas também tenho um Nintendo Wii que jogo com minhas filhas e esposa.

Embora eu não tenha muito tempo para jogar, quando Jogo o objetivo é terminar o Jogo, desde que isso não consuma todo meu tempo!'

Participei, e defendo totalmente campanhas que defendem o Jogo de Vídeo Game, campanhas contra a pirataria, e contra impostos como a ACI Games (@JogoJusto)

Localização Games

Tradução de jogos educativos:

     
     
 

Legendas em jogos 3D:



Meus Games Desenvolvidos

Depois de ter trabalhado em tradução e compilação de Games Educativos e softwares multimídia, dediquei-me em estudar Linguagem C++, e o SDK do DirectX7 para desenvolver jogos.
Fiz 4 jogos. São apenas demos bem simples que mostram o que já posso fazer.
Você pode fazer o download e ver estes jogos (11,6MBytes) 
(mas pena que isso foi a mais de 10 anos, e não funciona mais no Windows 10, mas pode tentar se quiser)

SapoXulé ©

Este é o primeiro protótipo completo de minha “engine gráfica DL2”.
As imagens foram feitas em parceria com um desenhista profissional que trabalha com gibis e desenhos animados para TV.
Veja o que pude aprender:
  • Separação total da biblioteca gráfica (criação de várias DLLs próprias independentes)
  • Acessar múltiplos dispositivos de entrada simultaneamente (Mouse, Teclado: várias teclas pressionadas simultaneamente, Joystick)
  • Música de fundo, SFX, e voz
  • Segmentação e controle de animações múltiplas.
  • Aperfeiçoamento no compressor de imagem, renderização e várias resolução.
  • Criação de vídeos em formato próprio.
  • Auto adaptação da velocidade para micros de menor velocidade e resolução gráfica
Pauleira

Essa foi a prova pratica do funcionamento da segunda versão da minha biblioteca, que chamei de  “DL2”, o meu engine gráfico que desenvolvi!
Em apenas 2 dias de trabalho, consegui desenvolver todo o aplicativo, foi basicamente um dia para o artista 3D fazer as imagens e algumas horas para desenvolver uma estrutura básica de um jogo de luta!!!
As imagens foram criada com 3DMAX.
Neste projeto precisei:
  • Gerar a segunda versão do engine DL2, aperfeiçoando as funções padrão do DirecX.
  • Criar, aperfeiçoar, e inserir filtros gráficos (fundo verde) no MakeDL (compilador e compressor de imagens)
Space Defender

Neste meu segundo projeto fui mais fundo, com base em tudo que aprendi anteriormente iniciei o desenvolvimento do game separado do engine gráfico, desenvolvendo assim uma biblioteca gráfica, que chamo de DL (Dynamic Library).
Também contratei um desenhista (Marcio Batista) que fez todas as imagens e para que ficasse com um visual muito mas apresentável!
Veja as novidades:
  • Estruturação modular de código
  • Elaboração de uma biblioteca de funções gráficas separada da lógica do game (engine)
  • Sistema de compressor de imagens e arquivos objetos (*.DL1)
  • Criei programas utilitários como compilador de imagem e visualizador.
  • Aperfeiçoamento da IA (Inteligencia Artificial), de modo individual por objeto, e para muitos objetos e seus sub-objetos (herança de logica-OOP)
  • Reinderização de imagem continuas
MegaMania

Este foi o primeiro jogo que desenvolvi para Windows, bem simples aparentemente, usando só C++, DirectX7 e PaintBrush
Neste game eu mesmo fiz todas as imagens, e como você pode ver desenhar não é o meu dom.
Itens estudados:
  • Criar aplicação em C++ para Windows usando apenas as API do Windows: SDK DirectX
  • Entender e  manipular funções do SDK do DirectX.
  • Controle lógico de animação.
  • Sequencias lógicas de fases e manipulação de múltiplos objetos IA (Inteligência Artificial)
  • Desenvolver logica de intersecção de colisão de objetos
  • Encapsular imagens e objetos em executável (Resources)