Plantão VIP / Valor Hora / Treinamento / SEO

17/08/2011 -

Antes cada cliente era um projeto individual e os códigos fontes de cada projeto pertencia unicamente ao cliente contratante.
Mas bem antes de eu trabalhar com Microsoft Framework .Net, fui programador C++ e Clipper, e naquela época criei um conjunto de bibliotecas (*.lib) que facilitavam o meu trabalho, e assim conforme vi que o .Net era bem mais robusto e mais simples de criar bibliotecas, desde o inicio em 2002 do meu aprendizado em .Net comecei a criar minha bibliotecas .Net e hoje formam a minha "Impactro Framework", e c
om as estas bibliotecas consigo criar sistemas complexos inteiros na metade do tempo que qualquer programador conseguiria fazer, o que me permitiu aumentar muito o meu valor hora, até chegar o valor de hoje a R$ 120/hora!

Estou desenvolvendo o Produto Certo a quase 4 anos, iniciei o projeto em Outubro de 2007! E com o Produto Certo consigo ir muito alem do que eu conseguia só com as Framework, assim reduzindo mais ainda este tempo de desenvolvimento.

Por outro lado tudo isso gera um certo conflito de valores, pois cada vez consigo fazer coisas melhores em menor tempo!
Agora que todo o código é compartilhado e os fontes são exclusivamente meus, é justo cobrar um valor hora do cliente Final?
Já com é tudo meu, sou eu quem define as prioridades, os prazos, os recursos e as caracteristicas pensando sempre no que é melhor para todos, e cobrando assim apenas um valor simbolico de locação (mensalidade) pelo uso do sistema.
Mas por outro lado com todos os clientes usando o mesmo projeto, o meu tempo de suporte a um unico projeto aumentou muito, e como cobrar por isso?
Também surgem problemas urgentes em clientes que precisam ser resolvidos com certa prioridade, e que irá interferir em todo o meu planejamento, como cobrar e resolver isso?

Por isso criei o que chamo de "Plantão VIP", ou "Diária Vip", que em média custava R$ 300.

Hoje eu estou trabalhando fixo em um emprego, e ainda tenho a renda na impactro com as mensalidades de clientes e revendas, então, não "preciso" disso para viver, assim para eu me dedicar um dia para um cliente, pelo menos tem que valer muito a pena, pois a falta no emprego me gera um desconto no salário, desconfiança da empresa empregadora (desinteresse), e por isso o meu novo valor de diária é de R$ 1.000

A ideia do plantão é atender o cliente mas também poder dar suporte e trabalhar normalmente nas Framework e Produto Certo, com cerca de 50% de dedicação balanceando o tempo.

Há ainda alguns fatores que podem aumentar ou reduzir o valor pois em alguns casos tenho alguns custos extras, necessidades e riscos tais como:

  • A diaria planejada é sempre de 6 horas medias (teoricamente 3h dedicadas)
  • Ir de carro geralmente há custos com estacionamento, sem contar o tempo de deslocamento.
  • Passar o dia inteiro no ciente pode haver custos com alimentação.
  • Levar meu notebook ou netbook por não haver um micro seguro próprio, envolve riscos.
  • Quanto mais longe mais tempo no transito e riscos normais (roubo, batida, multa).
  • Tempo real em que me dedico no cliente versus o tempo que tenho atender os outros clientes (teoricamente 50%)
  • Frequecia: Semanal posso dar mais desconto, mas diárias eventuais, semanais, ou uma vez por mês o desconto é menor.

Pode parecer mesquinharia algumas coisas que descrevi acima, mas estou em São Paulo, e há certas regiões onde o estacionamentos sai por R$ 40 a diária, e em que um simples almoço não sai por menos de R$ 50! E sem contar o transito de caótico São Paulos, principalmente nas marginais Tiete e Pinheiros que estão sempre congestionadas, seja por obras ou acidentes, e já cheguei a ficar muito mais tempo preso no congestionamento do que no cliente trabalhando!

Desta forma a Diária VIP ou Plantão VIP pode ser visto como uma taxa de úrgencia, ou um valor de dedicação exclusiva para o cliente.

A direfrenças entre Diária e Plantão, e o tempo que me dedico exclusivamente ao cliente, e consequentemente isso é usado para definir o custo.
Em um exemplo mais extremo, em um Plantão VIP, eu posso passar o dia intero no cliente fazendo apenas minhas coisas cuidando apenas dos meus clientes, e responder uma unica pergunta ou ajuda-lo a entender um unico conceito qualquer em 5 minutos.
Já em uma Diária VIP, geralmente é o contratio, mal consigo aatender uma ligação de outro cliente, ler e-mails, ou fazer qualquer outra trabalho que não seja do cliente em que estou locado.

Já o Treinamento de SEO e a minha diária mais cara: R$ 500, pois alem de ter que me dedicar integralmente ao cliente, tenho que levar e preparar material em casa, estudando e analizando o segmento do cliente para chegar lá com alguns parametros, e tudo que eu desenvolver no local, serve exclusivamente apenas para o cliente, não podendo ser reutilizado em qualquer outro ciente.

Também periodicamente tenho vendido algumas Acessorias de SEO para clientes que já contrataram um Treinamento de SEO, em geral vendo isso em forma e Plantão VIP, pois é mais uma reunião e troca de ideias do que um trabalho em sí.

Felizmente, ou Infelizmente, a semana tem apenas 5 dias uteis (sabado e domingo é meu e da minha familia)
O dia tem apenas 8horas (ainda sou humano, tenho que descansar e ter uma vida pessoal)
Em São Paulo tem rodizio (o meu é nas segunda-feira)
Participo de muitos eventos, faço cursos, pesquiso muito e faço vários laboratórios conhecendo novas tecnologias.
E ainda dou manutenção em tudo que tenho criado, gerenciando os servidores e melhorando a ferramenta

Com tudo isso não é facil abrir um tempo na agenda por mais que isso venha me dar algum valor extra, é sempre dificil consiliar tudo!
E ainda para complicar mais ainda na hora de pagar é sempre uma luta chata, de adiamentos, emitir nota para faturar depois de tantos dias, etc, e por isso de hoje em diante, será tudo Pre-Pago!

Mas minha profissão é essa: "Resolver Problemas", sejam os meus ou os Problemas dos meu Clientes!