Pós-Graduação para Programador: MBA, PMI, Engenharia, SOA

18/12/2011 9:11:48 - Fábio Ferreira de Souza

Tenho estudado e aplicado muitos conceitos teóricos no meu emprego, mas sinto que preciso me aprofundar e estudar mais, além de ter o inglês fluente.
Mas que curso fazer, em qual faculdade, tudo parece muito interessante, mas nem tudo é muito viável, pois alguns dos cursos são demorado, outros muito caros, outros difícil de entrar.
Por outro lado não tenho muito tempo e nem dinheiro, tenho família, compromissos com Deus na Igreja, e ainda quero voltar para a academia a fim de ter uma saúde melhor.

Cursos a Distância (EAD), inicialmente pareceram a melhor escolha, pelo custo, e tempo, mas exigem muita disciplina e dedicação, e eu tenho evitado de até ligar o computador em casa quando chego do tralho, e nos final de semana e feriados, para poder curtir a família e ter um mínimo e qualidade de vida.

Como empresário, consultor autônomo, sempre participei de eventos técnicos, como o TechEd, GDD, e outros, que pretendo ainda participar, e algo que sempre tenho percebido, é que a grande maioria dos palestrantes costumam ter além de graduação vários cursos de Pós-Graduação, além de certificações internacionais profissionais como MCP

Então entre os Cursos de Pós-Graduação qual seria o melhor para um Programador fazer ?

Simples: Todos que forem possível.

Ao contrario da formação básica, colegial e graduação (faculdade), os cursos de Pós-Graduação Latu-Senso, tem objetivo de dar conhecimento especialista em algum assunto, e em geral são cursos rápidos, alguns podendo ser concluídos em 1 ano, e com uma pequena carga horaria semanal (duas vezes por semana a noite, ou integral de sábado), o que dá para encaixar facilmente na agenda, e logico que em algum momento vai exigir tempo extra para estudar, fazer trabalho, projetos, monografias, por isso estou pensando em fazer um curso diferente por ano, me especializando e aprofundando meus conhecimentos em diversas áreas.

Já a Pós-Graduação Strictu-Senso, tem  como objetivo formar Mestres e Doutores em determinadas áreas que são mais exploradas academicamente, ou seja, para trabalhar em centros de pesquisa e desenvolvimento, e poder coordenar cursos em faculdades, assim para o mercado de trabalho de um programador, é muita coisa!

Mas qual curso fazer primeiro? Por onde começa ?

Sou graduado em Engenharia da Computação, e foi de certa forma fácil várias matérias técnicas, pois por eu ter feito um curso de Técnico em Eletrônica, e nesta mesma época aprender a programar em Basic, Clipper, C, C++, Assembler, na faculdade muitas matérias eu já conhecia, o que me permitiu focar meus estudos apenas nas coisas que eu não conhecia, e isso me deu uma grande vantagem e destaque como um dos melhores aluno do meu curso, e melhor TCC 2007 “Pura Adrenalina” com até matéria no jornal da USJT.

Assim a ideia é começar com uma Pós-Graduação mais genérico, que dê uma base geral de tudo, e depois focar em cursos que abordam processos e tecnologias mais específicas.
Logico que muita coisa dá para aprender por conta, como sempre fiz, mas no mercado profissional diplomas, títulos e certificações valem mais do que conhecimento não comprovado.
Abaixo uma visão geral do que penso hoje, dez/2011, na sequencia do pretendo cursar nos próximos anos.

Engenharia de Software

Já sou engenheiro, Programador, participei de vários projetos, equipes, em geral todo o conteúdo programático já ouvi falar, e só me aprofundei mais no que achei util, mas tem muita coisa interessante ainda a aprender

MBA – Master in Business Administration

Basicamente é um curso para formar Administradores de Empresas, ou seja chefes, deixar de por a mão no código e gerir com conhecimento equipes de programadores, e um certificação de MBA irá me ajudar muito para poder entender os conceitos extras de gestão de negócios, recursos humanos, financeiros e leis, mas meu foco agora não é ser chefe, ou administrar projetos, mas é obvio que para crescer na carreira sei que terei que administrar projetos e equipes.

Depois de fazer um MBA, a ideia é cursar outros cursos para me aprofundar mais pontualmente em cada uma das áreas que sejam tenências internacionais.
E logico, são cursos mais caros, e precisarei já estar ganhando mais para isso.

SOA - Service-Oriented Architecture

Hoje tudo está migrando para as nuvens, já há vários serviços já em Cloud, então SOA, vem com tudo, mas ainda há muita coisa se definindo, embora já tem muita coisa muito legal já em execução.
Mas poucas empresas no Brasil realmente implementando tudo, mas saber de tudo sobre o assunto de ultima mão, é quente! Veja alguns cursos interessantes

Marketing

Nos últimos anos tentei investir muito em SEO (Search Engine Optimization), o Produto Certo é basicamente o resultado dos meus estudos a respeito.
Mas SEO não é para cliente pequeno, e ai que eu me ferrei legal, é preciso pensar grande, priorizar estratégias de marketing e tecnologia, e a consequência será o aumento de vendas.
Por outro lado não adianta apenas trazer visitas ao site tem que consegui vender, ter um layout agradável e boa usabilidade, ou seja, dai fazer sites que gerem lucro real, ou seja conversão de visitas em vendas, é fundamental, e existem várias técnicas, métricas, e padrões e tendência a seguir, mas tudo isso é muito teórico, e aplicar é complicado por isso penso em fazer uma Pos-Graduação em algo relacionado a Marketing para expandir minha visão de como criar “sites de sucesso”

PMI - Project Management Institute

Aqui a coisa é mais seria, ter um certificado de nível internacional, vale muito no mercado de trabalho.
Mas do que vale um certificado internacional se eu não tiver inglês fluente ?
Mas do que vale um certificado de gerencia de projeto, se eu não uma equipe a gerenciar ?
E também não adianta ter um curso deste se ao final não conseguir cumprir os requisitos para a certificação internacional, veja mais:

Por isso esse deve ser o ultimo curso de Pós-Graduação Latu-Sensu que eu devo fazer, antes de iniciar qualquer Mestrado e Doutorado, daqui a uns 5 anos…

E o Produto Certo e a Impactro, onde estará no meio deste plano de carreira ?

Você já ouviu falar no “Fábio Ferreira de Souza”, quem é ele? o que ele faz ?
Hoje sou apenas mais um programador, até me destaco em algumas coisas, consegui fazer um CMS próprio, e de fato sei que estou acima da media, mas é só isso.
Preciso construir um “nome”, uma carreira reconhecida em todos aspectos, para poder entrar no mercado mundial com força.
Não dá para viver só de clientes pequenos, e para pegar projetos grandes preciso estar entre o grandes nomes.
Por isso meu foco constante nas revendas, elas irão tocar o Produto Certo, e digamos que eu apenas serei o vendedor e idealizador, do projeto, nos bastidores.
Penso em transforma o Produto Certo em uma solução SOA e SaaS, criar uma comunidade de desenvolvedores e geri-los para que o Produto Certo possa crescer independente de eu programar.
Abrir os fontes de forma total, ou parcial, para que todo mundo use.
Assim quando eu estiver bem capitalizado, penso em ter uma equipe própria de programadores para dar suporte as revendas e a comunidade.

Estudando em várias faculdades, talvez eu conheça outros programadores que viabilizem minhas ideias, ou eu viabilize outras ideias de alguém.

Mas tudo isso é um sonho, é um “Plano B” para daqui a pelo menos 5 anos… pois o mercado atual está muito instável, várias tendências, muitas tecnologias, várias exigências, mas e pouco retorno financeiro, e o melhor que posso fazer agora é focar no meu emprego atual, e crescer profissionalmente, estudar mais, e assim se surgir oportunidades em meio esta trajetória, ótimo, se não, eu já estarei bem de uma forma ou de outra.