Projeto Boleto ASP

16/11/2013 10:17:05 - Fábio Ferreira de Souza

Já faz quase 10  anos desde que fiz o meu primeiro programa de emissão de boletos em VB.Net 1.0, baseado em um exemplo do Itaú em PHP, na época era para para emitir boletos do Banco do Brasil, isso porque tivemos problema na implantação do CobreBem no ambiente de produção, por ser um componente COM, e não sei como eles vendem isso assim até hoje.

Depois para outro cliente, precisei fazer um boleto do ITAU, de depois para outro cliente precisei do Bradesco, mas tive que traduzir tudo para C# antes pois o cliente exigia tudo nativo no código dele em C#, e depois alguns outros clientes antigos que ainda tinham seus sistemas em ASP, começaram a pedir também boletos para seus sistemas financeiros de cobrança online em ASP, e e-commerce, e dai em Junho/2005 registrei o domínio www.BoletoASP.com.br e comecei a preparar um site com muitas informações para vender um componente gerador de boletos para programadores.

Conforme foram surgindo as primeiras vendas de bancos não implementados, fui aprendendo cada vez mais o layout e a regras de geração destes outros bancos e carteiras de cobrança, que hoje 20 ao todo, incluindo os bancos que não existem mais:

  • 001-Banco do Brasil
  • 021-Banestes
  • 027-Besc
  • 033-Banespa Santander
  • 041-Barinsul
  • 047-Banese
  • 047-BRB
  • 104-Caixa Económica Federal
  • 151-Nossa Caixa
  • 237-Bradesco
  • 341-Itaú SA
  • 347-Sudameris
  • 353-Santander
  • 356-Real
  • 389-Mercantil
  • 399-HSBC
  • 409-Unibanco
  • 422-Safra
  • 745-CitiBank
  • 748-Sicredi
  • 756-SICOOB

Surgiram nesta época alguns outros sites que começaram a vender também componentes em ASP e PHP, mas que apesar de serem código fonte aberto estas linguagens, eles usam  ofuscamento de linguagem e assim forneciam programas que não podiam ser facilmente alterados e customizados, e diversos clientes que compravam comigo, compartilhavam a má experiência que tiveram nestes sites, além de outros problemas de suporte e atendimento.

Houve época eu cheguei até disponibilizar layouts de novos bancos ou carteiras de cobrança em menos de 24 horas apos fornecida a documentação do banco.

Tem alguns bancos que até hoje não consegui tal documentação, e tive que fazer por engenharia reversa, e fiz programinhas específicos para me ajudar com isso.

No meio de tudo primeiro a consegui transformar o gateway de pagamento da RedeCard (MasterCard) que eram algumas executáveis em Java, em um WebService, e disponibilizei como um serviço de Gateway.

Depois a Cielo (VisaNet) fez o mesmo com com seu serviços, fornecendo exemplos em Java e PHP, e dai óbvio, fiz tudo em C#.Net, coloquei também junto com o gerador de boletos e comecei a chamar de “Impactro.Cobranca” pois não era apenas mais boleto, porque tinha possibilidade de cobrar via cartão de credito também, e ai aumentei o preço, afinal o componente fazia muita coisa.

E foram surgindo algumas outras diversas coisas, como boleto Carne, boleto em imagem (não HTML), vários parâmetros e eventos de customização, fui criando muitos exemplos e documentação.

Conseguir até integrar com VB, Delphi e C++, transformando em objeto COM.

Fiz consultorias a sistemas existente corrigindo bugs de outros sistemas, e alguns casos substitui pelo meu componente.

Nos últimos anos reestruturei  o código e comecei a vender os fontes abertamente.

Sempre viam clientes me pedindo a parte de boleto com registro, e por muitos anos, eu dizia não, mas eu já tinha o programa feito para alguns clientes, mas eu tinha medo de vender isso, pois era muito complicado de dar suporte quando havia algum problema, e eu sabia que daria.

Então em dado momento precisei gerar RPS, para a emissão de NF-e, que é basicamente um TXT como os layouts de remessa, e resolvi solucionar de uma vez por todas todos meus problemas de geração de layout, que é um inferno de fazer, criei uma classe que abstrai tudo a partir de enumeradores com atributos especiais, e a mágica se fez real, de forma fácil e simples hoje gero ou interpreto qualquer tipo de arquivo texto em poucos minutos ou horas de desenvolvimento, pois a classe recebe a estrutura do arquivo, e devolve arrays de registros (Reg), esse projeto quando alguém tenta lê, e até eu, percebo que no dia eu estava inspirado, misturei Reflection  com Templates, o código é bem complexo, mas funcional muito bem, e isso também ficou incluso no componente e ai aumentei o preço de novo.

Mas felizmente, precisei encerrar minha empresa em out/2011, a venda de componentes nunca foi meu principal foco, e o meu foco principal que era o gerador de sites Produto Certo que começou a não valer mais a pena financeiramente, por causa dos inúmeros CMS gratuitos, com código aberto, e os diversos plugins de componentes de Template de layout, tive que baixar o valor da minha mensalidade de locação, que apesar de ser bem melhor até hoje do que muitos CMS por ai, o barato ou gratuito é sempre a primeira opção que alguns adotam, e assim foi difícil de competir, mesmo com quase 200 clientes usando o sistema não dava para manter a minha família e a infraestrutura de servidores que cheguei a ter 5 em 2 datacenter distintos.

Em fim, hoje sou funcionário CLT da Control ID, onde uso meus componentes de GateWay da Cielo, e Layout de arquivo texto para tratar AFD, AFDT, ACJEF, e gerar RPS para NF-e, e até melhorei recentemente a performance destes, mas continuei mantendo o site de venda do componente de cobrança “Boleto ASP”, ativo sem muita ideia do que fazer ainda, e todo mês sempre aparece alguns que compra, seja a DLL fechada, seja a versão ASP, VB, ou até os fontes, e já a algum tempo penso em descontinuar pois o valor final do componente está muito alto pois o pelo fato do componente conter muitas coisas que nem sempre são necessária, e isso inviabiliza muitas vendas.

Novo Boleto ASP

A ideia é dividir para conquistar”,
como dizia Cesar e Napoleão!

Sempre prezei pela compatibilidade e continuidade, mas é hora de dar-se como encerrado essa versão e começar uma nova do Zero, e fazer algo bem melhor e mais viável.

  • Retirar os Banco que não existem mais como Real, Banespa, Sudameris
  • Os banco pouco usados, abrir parcialmente os fontes como exemplo didático para facilitar o suporte de como implementar qualquer outro banco que eu ainda não tenho.
  • Separar o componente é vários menores: Boleto, Layout, Cielo, VB, ASP, PHP
  • Documentar e comercializar outros componentes que tenho e usei muito no Produto Certo
  • Abrir os fontes das minhas classes de acesso a dados, e outros controles menores que são muito uteis a fim de divulgar mais meu trabalho, e conseguir mais credibilidade.

E para os clientes atuais, que usam minha DLL de cobrança, e ainda não tem os fontes, vou vender para quem quiser uma última atualização com os fontes de forma completa por um valor simbólico a fim de patrocinar esse trabalho.

Mas até o inicio de 2014 minha prioridade é terminar minha Pós-Graduação em qualidade de Software, para de fato fazer novos componentes com muita qualidade.

Enquanto isso vou fazer bastante SEO, e banalizar os preços, reestruturar o site, a fim de patrocinar essa nova fase, onde cada componente fechado não deverá custar mais de R$ 50.

Aproveite, acesse e compre o componente atual de Cobranças com Boleto, Cielo, geração de Layout, RPS/NF-e, e vários utilitários