Wii + Internet - Tudo pode ser um Cliente

18/6/2010 14:44:00 - Fábio Ferreira de Souza

Ontem chegou o meu Wii, lógico comprei pela internet!
 
O interessante para mim, que sou Programador, Técinico Eletrônico, Mecânico e Engenheiro de Software, e tentar entender o funcionamento do controle, dos sensores, do sistema operacional, em fim de todo o hardware e software envolvido.
 
Achei incrivel, o sistema de virtualização de consoles antigos, assim e possivel jogar no mesmo console jogos do Super Nitendo e do Mega Drive, ou seja é totalmente aplicavel o modelo de virtualização e emulação, e totalmente integrado com um sistema próprio de downloads e venda de jogos muito barato.
 
Também a interconectividade achei incrivel, é possivel navegar na maioria dos sites por meuo de um Browser Opera nativo, onde pude acessar normalmente alguns sites Produto Certo e o painel de controle, e até mesmo sites de banco que não exijam plugins ActiveX! o Youtube, tem uma versão de site especial para o Wii bem mais dimencionado para facilitar a navegação.
alguns sites com Flash funcionam normalmente, a animação carrega e funciona, mas percebi que quando é uma animação mais complexa, ou que requer um plugin mais recente, ai já não funciona.
 
É póssivel enviar, e receber e-mail pelo próprio console, anotar recados, em fim, é um computador com um outro sistema operacional especializado em algumas funções. Se isso é o Wii, que dizem ser o mais fraquinho, o que o XBox e o PS3 podem fazer ?
 
A usabilidade é ótima, minha finlha de 3 anos achou bem facil brincar, jogar, navegar, etc.. mesmo sendo tudo em ingles, ela não sabe ler mesmo!
No micro dela ela já sabia usar bem o mouse e teclado para acessar os jogos e programas, mas as vezes tinha um pouco de dificuldade por causa do numero de opções (menus, banners, links, propagandas) já no Wii é tudo mais direto facilitando o objetivo, sem contar o visual intuitivo!
 
Assim penso como empresáro sempre em como explorar algo novo que conheço, como ganhar dinheiro, pois é totalmente possivel realizar vendas de um site por meio de um Console de Video Game.
 
Mas uma vez vejo o quanto a parte de código XHTML e CSS TableLEss é importante, pois o console segue estes novos padrões, que sempre me esforço para seguir ao máximo.
 
Há... ia quase mes esquecendo, também me diverti um pouquinho jogando uns joguinhos que vieram, e o Sonic que comprei online, que saudades!